XIV Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI)

Chamada para o XIV WTDSI do SBSI 2021

Workshop  

O XIV Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI 2021) é um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e de doutorado em Sistemas de Informação ou áreas correlatas desenvolvidos nos programas de pós-graduação do Brasil. O seu objetivo é propiciar um ambiente construtivo para discussões, em que os alunos possam apresentar e discutir o andamento de seus trabalhos com pesquisadores experientes na área de Sistemas de Informação.

Os participantes terão acesso a um panorama representativo da pesquisa em Sistemas de Informação no país, estimulando a integração e a cooperação de pesquisadores nessa área, e oferecendo uma maior visibilidade das pesquisas em andamento às comunidades acadêmica e industrial.

O WTDSI aceita apenas trabalhos com pesquisas em andamento. Pesquisas concluídas ou em fase de conclusão não serão aceitas, sendo recomendada a submissão de tais trabalhos para o Concurso de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (CTDSI), que também acontece no SBSI. As normas para submissão no CTDSI estão disponíveis neste link.

Tópicos de interesse

Os tópicos sugeridos para trabalhos submetidos ao XIV WTDSI 2021 são os mesmos da trilha regular do SBSI 2021. Além disso, são esperadas contribuições que abordem o tema principal do evento, “Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades”, bem como os temas dos Grandes Desafios de Pesquisa em SI definidos pela comunidade de pesquisa em Sistemas de Informação. Clique aqui para acessar o E-Book.

Instruções para Submissão

Os autores deverão submeter dois documentos:

  1. Ficha de Pesquisa, contendo uma descrição sucinta dos principais aspectos do trabalho com, no máximo, 3 (três) páginas, utilizando obrigatoriamente o template disponível neste link .
  2. Artigo (resumo estendido) contendo, no máximo, 4 (quatro) páginas para trabalhos de Mestrado e, no máximo, 6 (seis) páginas para trabalhos de Doutorado, excluindo as referências. As referências não podem exceder o limite de uma página adicional àquelas definidas anteriormente (e.g., Mestrado seria 4+1 no total e, Doutorado, 6+1). Todos devem estar no formato do Modelo para Publicação de Artigos da SBC. Artigos aceitos deverão submeter o termo de cessão de direitos autorais da SBC (termo aqui) junto à versão final revisada.

O artigo deve indicar, de forma clara, a natureza da sua contribuição e os problemas abordados, além dos domínios ou ambientes em que se aplicam. Sugere-se a seguinte estrutura para o artigo: Introdução, Apresentação do problema, Projeto da pesquisa, Projeto de avaliação, Atividades realizadas e Considerações finais.

Os artigos e as fichas de pesquisa podem ser escritos em Português ou Inglês. Os 2 arquivos (Ficha + Artigo) devem estar em formato PDF. Serão desconsideradas as submissões em outro formato bem como aquelas que excedam o número de páginas ou que violem as instruções de formatação. As submissões devem ser feitas pela trilha "SBSI 2021 - WTDSI" no sistema JEMS da SBC e o WTDSI não adota nenhum sistema de revisão às cegas (não emprega double blind-review).

Instruções aos trabalhos aceitos e publicação

  1. A versão final (.PDF) (obrigatória) deve ser submetida no sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3708) até 10/05/2021, no campo "Versão final". A versão final deve:
    • considerar obrigatória e cuidadosamente as recomendações dos revisores (nossos revisores dedicaram voluntariamente tempo e atenção ao seu trabalho, olhe com atenção seus comentários);
    • estar formatada segundo o Modelo para Publicação de Artigos da SBC;
    • incluir nomes de autores e suas afiliações, bem como demais itens que foram omitidos durante o processo de avaliação;
    • manter, máximo, de 4 (quatro) páginas para trabalhos de Mestrado e, no máximo, 6 (seis) páginas para trabalhos de Doutorado, excluindo as referências.
  2. 2. O/A aluno/a de pós-graduação (e somente ele/a) deverá se inscrever no SBSI e fazer a apresentação do trabalho conforme instruções abaixo. A não participação do/a aluno/a implica em exclusão do trabalho.
    • Apresentação. O/A aluno/a deverá enviar um vídeo de até 15 minutos de apresentação do artigo (obrigatório) até 10/05/2021. Disponibilizamos um modelo de apresentação em: https://docs.google.com/presentation/d/1wc9tJX9j5_ePB1AjrNIIzjVUTwYFRZUsPCqpHjX2JlU/edit?usp=sharing. Outros modelos podem ser utilizados, mas é importante incluir além da apresentação dos slides, o vídeo do apresentador (câmera ligada) em um dos cantos da apresentação. Diversos programas possibilitam esse tipo de gravação, como Microsoft PowerPoint (TM), OBS Studio, Zoom, screencast-o-matic etc. O arquivo do vídeo deve ser disponibilizado em local (drive) que possamos fazer o download (não pode ser YouTube) e o link para download deve ser enviado através de um arquivo de texto (.txt) no JEMS.
    • Envio via JEMS de Termo de Cessão de Uso de Imagem e Voz SBC (obrigatório) devidamente preenchido e assinado: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/224-termos-de-cessao/1299-termo-de-cessa-o-de-uso-de-imagem-e-voz-sbc. No campo evento, favor preencher com "XIV Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI@SBSI 2021)".
    • Discussão. Participação na respectiva sessão do WTDSI (obrigatória), conforme programação a ser divulgada no site do SBSI 2021 (https://sbsi2021.facom.ufu.br). Reforçamos que, além de enviar o vídeo de até 15 minutos de apresentação do artigo, é obrigatória a participação do/a aluno/a na sessão do seu artigo no evento, para responder as questões referentes ao trabalho e debater os demais trabalhos apresentados na sessão.
  3. Juntamente com a versão final do artigo aceito os autores deverão submeter no JEMS o comprovante de inscrição do/a aluno/a no evento e o Termo de Autorização de Publicação da SBC [no campo VEÍCULO, inserir "XIV Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI@SBSI 2021)"].

Os artigos aceitos e apresentados durante o SBSI 2021 serão publicados como parte do volume Anais Estendidos do SBSI 2021, condicionados à inscrição para (tipo "Estudante de Pós-Graduação" ou "Efetivo", caso também tenha um artigo aceito no SBSI 2021), com a inclusão da taxa de publicação de subeventos no ato da inscrição (uma taxa por artigo).

Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados pelos alunos durante o Workshop. Nesta ocasião, receberão opiniões e críticas construtivas de um Corpo Convidado de Debatedores, composto por pesquisadores da área de Sistemas de Informação, bem como da comunidade presente.

Espera-se a participação ativa e a integração entre alunos e professores, de forma a delinear áreas de atuação para trabalhos futuros. Também é esperado que os estudantes interajam entre si e com os pesquisadores presentes, assistam às apresentações de artigos e palestras, bem como participem das demais atividades do Simpósio.

Datas Importantes:

  • Lançamento da Chamada: 22 de janeiro de 2021
  • Submissão de Trabalhos: 29 de março de 2021 05 de abril de 2021
  • Notificação dos Autores: 26 de abril de 2021
  • Entrega da Versão Final: 10 de maio de 2021
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 10 de maio de 2021
  • Apresentação no evento: 7-10 de junho de 2021
Coordenadores do WTDSI 2021:
Flavio Horita
Universidade Federal do ABC (UFABC)
flavio (dot) horita (at) ufabc (dot) edu (dot) br

Murillo G. Carneiro
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
mgcarneiro (at) ufu (dot) br

Coordenador de Publicações do SBSI 2021:
Awdren Fontão
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Coordenadores Gerais do SBSI 2021:
Rafael D. Araújo
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
rafael (dot) araujo (at) ufu (dot) br

Fabiano A. Dorça
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
fabianodor (at) ufu (dot) br