TechDay SBSI 2021

tech meeting  

Objetivo

Promover o compartilhamento de experiências e visões sobre os principais resultados, tendências e desafios dos Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes nos diversos setores da economia nacional. Apresentação de cases por empresas e/ou instituições convidadas. Oportunidade de identificação de desafios relevantes para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação pela comunidade de profissionais e pesquisadores em Sistemas de Informação.

Público-Alvo

Profissionais, pesquisadores, estudantes e curiosos interessados em conhecer e discutir experiências práticas e desafios da Transformação Digital em diversos setores da economia.

Temas

Tema: Visão Computacional

Data e horário: 07/06/2021, das 17:30 às 18:30 (horário de Brasília).
Logo da IVARE
SOBRE:
A IVARE foi fundada em Jan/2019 com o objetivo de implementar, Soluções em IA personalizadas, que ajudem as Empresas na criação e/ou melhoria de seus produtos, projetos & processos. Com apenas 2 anos, já tem em seu portfólio clientes como Polícia Militar de Minas Gerais, UNIMED BH, P&G, AMBEV e vem atuando no mercado de Segurança 4.0 e Indústria 4.0.
PAINELISTA:
Felipe Fernandes Pereira, CEO da IVARE – Soluções em Inteligência Artificial, é aluno de Pós-graduação na PUC-MG no curso de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, atuou no mercado como Head of Strategy & Innovation na NETYS - Gestão e Eficiência Energética Inteligente (Set/17 – Jan/19), Gestor de Inovação do Martins Atacadista Com. Imp. & Exp. S/A (Mar/10 – Set/17) e como Consultor de Gestão & Negócios da Sankhya Gestão de Negócios (Jan/09 – Mar/10).
Felipe Fernandes Pereira CEO da IVARE

Logo da Policia Militar de Minas Gerais Logo da Policia Militar
SOBRE:
Segundo o Cabo Daniel um dos principais desafios da atividade policial em Minas Gerais, é garantir a diminuição dos índices criminais, gastando o mínimo possível de recursos humanos e logísticos, para alcançarmos esses objetivos, o investimento em tecnologia torna-se imprescindível, inclusive com recursos humanos internos com aptidão para esta finalidade, modernizando as soluções disponibilizadas, e melhorando o fluxo da informação. Aliado com o nível estratégico da PMMG, o comando da 9ª Região de Polícia, tem investido no Projeto Divisa Segura, que visa aplicar inteligência artificial na segurança pública, em especial, com biometria facial (reconhecimento facial) e biometria veicular (leitura de placas), sistema já desenvolvido e em rápida aprimoração.
PAINELISTA:
Cleidson Daniel Pereira, natural de Uberlândia/MG, pertencente ao quadro da 9ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais desde 2004 como cabo (CB PM), possui Mestrando em Computação pela Universidade Federal de Uberlândia e graduação em Sistemas para Internet, pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Esteve no serviço operacional por 07 anos, sendo que hoje atua no serviço administrativo, otimizando os procedimentos operacionais. Programador Web, desenvolvendo sistemas na 9ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, nas áreas de logística, operacional, administrativo e pessoal, tais como Controle de Hodômetro; Escala Gerencial; Intendência Virtual; Análise Criminal; Sistema de relatório de Serviço Operacional; Sistema para Procedimento de Recompensas.
Cleidson Daniel Pereira

Logo da Sensix
SOBRE:
Fundada em 2015, a Sensix nasceu da ideia de transformar dados em decisões no epicentro de um dos maiores mercados agrícolas do mundo. Inicialmente trabalhando com imagens de drones e lançando a primeira plataforma de processamento de dados de drones para agricultura da América Latina em 2017. Nos últimos 3 anos, ampliamos o espectro de soluções passando a analisar também imagens de satélite, amostras de solos e dados de máquinas, impactando ainda mais as decisões em relação ao manejo de culturas para clientes como Raízen, Philip Morris International, Algar Farming, Xingu Agri (Mitsui Co) e Ingenio Magdalena (Guatemala).
DIFERENCIAL: A Sensix é uma das primeiras plataformas a apresentar uma visão holística do fluxo de informações da fazenda, agregando e correlacionando continuamente dados de fertilidade, colheita, biomassa, chuva e outros atributos que influenciam diretamente na rentabilidade do cultivo. Através de uma plataforma integrada, proporcionamos um workflow simples e prático, capaz de gerar prescrições e recomendações em questão de minutos, impactando de maneira muito ativa na rentabilidade da lavoura.
PAINELISTA:
Eberton Chaves Dias, diretor de tecnologia, responsável por criar e gerenciar a infraestrutura de nuvem, coordenar os processos de integrações com empresas parceiras e líder técnico da equipe de desenvolvimento.
Eberton Chaves Dias

MODERADOR:
Prof. Bruno Augusto Nassif Travençolo (FACOM/UFU)
Bruno Augusto Nassif Travençolo

Tema: Ciência de Dados

Data e horário: 08/06/2021, das 17:30 às 18:30 (horário de Brasília).
Logo da Neppo
SOBRE:
Fundada em 2009, iniciou suas atividades com prestação de serviços e consultoria de TI para grandes empresas. Nesses mais de dez anos de mercado, criou produtos digitais como TM2 Digital, IAN, Blazon, dentre outros. Um dos produtos da empresa é o IAN, que é uma plataforma provedora de serviços para soluções baseadas em Computação Cognitiva, desenvolvida pela Neppo TI. Possui um conjunto de APIs de inteligência artificial com foco em cognição, automação de tarefas e análise de dados. Mais informações disponível em: https://ianlab.com.br/
Logo do IAN
PAINELISTAS:
Ben-Hur Carlos Vieira Langoni Júnior, Product Owner e um dos Sócio-Diretores da Neppo, formado em Ciência da Computação, tem experiência em engenharia de software voltado para telecom OSS, design, desenvolvimento e implantação de sistemas VoIP e Inteligência Artificial em sistemas corporativos.
Ben-Hur Carlos Vieira Langoni Júnior, Diretor de Tecnologia da Neppo
Daniela Carvalho, Gerente de Governança de TI na Neppo
Daniela Carvalho, Gerente de Governança de TI na Neppo, Analista de Sistemas com pós-doutorado em Inteligência Artificial, tem experiência em engenharia de software, processos de negócio, segurança da informação, design de jogos e sound design, modelagem de sistemas, modelagem de conhecimento e sistemas multimídia.

Logo do Ministério Público do Trabalho
SOBRE:
A iniciativa SmartLab surgiu para construir conhecimento relevante para políticas públicas de promoção do trabalho decente com o uso de um recurso público de baixíssimo custo: dados públicos abertos. É uma iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho no Brasil que tem fortalecido a cooperação com organizações governamentais, não-governamentais e internacionais que atuam na promoção dessa agenda e que precisam de informações para tomar decisões sobre as ações que desenvolvem.
Logo do Iniciativa SmartLab
PAINELISTAS:
Luis Fabiano de Assis, Doutor em Direito pela USP, Cientista e Estrategista de Dados, Professor da ESMPU, Coordenador da Iniciativa SmartLab (smartlabbr.org), Visiting Scholar na Universidade de Stanford (EUA), Expert convidado World Bank, Nações Unidas e Organização Internacional do Trabalho. Membro do MP do Trabalho.
Luis Fabiano de Assis, Coordenador da Iniciativa SmartLab
Marcel Alberto Martinelli, Engenheiro de Dados no Ministério Público do Trabalho
Marcel Alberto Martinelli, Engenheiro de Dados no Ministério Público do Trabalho, graduado em Ciência da Computação pela UFU, MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade Belo Horizonte e graduado em Ciência Jurídicas pelo IESB (Brasília). Possui mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de software, especialista em arquiteturas distribuídas e tecnologias de armazenamento de dados.

MODERADORA:
Profa. Elaine Ribeiro de Faria Paiva (FACOM/UFU)
Elaine Ribeiro de Faria Paiva

Tema: Aprendizado de Máquina

Data e horário: 09/06/2021, das 17:30 às 18:30 (horário de Brasília).
Logo da Loggi
SOBRE:
Criada em dezembro de 2013 por Fabien Mendez (CEO) e Arthur Debert (CPO), a Loggi é uma empresa que encontrou em um cenário repleto de transformações uma oportunidade para atender uma demanda crescente por entregas expressas. A partir da maior adoção de tecnologia entre os brasileiros e a evolução do setor de logística, nosso negócio, que começou apenas fazendo entregas de um ponto a outro da cidade de São Paulo, cresceu e agora somos uma das maiores transportadoras do país.

Em uma cadeia logística complexa, bens transportados são constantemente expostos a riscos de perda. Nesse contexto, a aplicação de técnicas e estratégias capazes de identificar, atribuir e responsabilizar perdas são de suma importância para o negócio. Nesta palestra abordaremos como a Loggi tem estruturado sua estratégia de prevenção de perdas, problema complexo que está associado a uma gama de assuntos como: rastreabilidade de pacotes na malha logística, prevenção a fraude, identificação de usuários, identificação de eventos raros censurados estatisticamente e criação de incentivos operacionais. O impacto da estratégia de prevenção de perdas na qualidade da Cadeia Logística será contextualizado.
PAINELISTA:
Matheus Ferreira é graduado em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Em 2016 se juntou a Loggi para integrar o time de inteligência de negócios, tendo nesse contexto exposição a ambientes complexos de tomada de decisão, participando de projetos de planejamento financeiro estratégico, modelagem de crescimento e modelagem analítica de dados. A partir de 2018 começou a atuar como lead de dados do squad de crescimento, liderando análises exploratórias e modelagem de segmentação, definição de churn e ciclo de vida de clientes. A partir de 2019, passou a atuar como lead de dados do squad de última milha, tendo sido responsável pela definição da estratégia de experimentação do produto de alocação e definição de principais indicadores de produto. A partir de 2020 passou a atuar como líder de engenharia e dados da tribo de perdas, trabalhando na definição e diagnóstico do problema de perdas, assim como na definição de visão de produto e construção do time de engenharia responsável pelo problema.

Suas principais áreas de interesse incluem análise de sobrevivência, detecção de anomalias e prevenção a fraude.
Matheus Ferreira, Engenheiro na Loggi

MODERADOR:
Prof. Paulo Henrique Ribeiro Gabriel (FACOM/UFU)
Paulo Henrique Ribeiro Gabriel


Esperamos vocês no SBSI 2021!

Coordenadores do TechDay 2021:
Mauricio Cunha Escarpinati
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
mauricio (at) ufu (dot) br

Ronaldo Castro de Oliveira
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
ronaldo (dot) co (at) ufu (dot) br

Coordenador de Publicações do SBSI 2021:
Awdren Fontão
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Coordenadores Gerais do SBSI 2021:
Rafael D. Araújo
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
rafael (dot) araujo (at) ufu (dot) br

Fabiano A. Dorça
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
fabianodor (at) ufu (dot) br