Encontro de Inovação em Sistemas de Informação (EISI)

Chamada para Pitches, Cases e Aplicações para o EISI do SBSI 2021

eisi  

O Encontro de Inovação em SI (EISI) é um evento do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) com objetivo de possibilitar o contato, discussão e alinhamento de visões entre os desafios e soluções inovadoras encontrados pela Comunidade Científica, pelo Governo, pela Indústria e pela Sociedade.

O EISI tem foco em inovação sob diferentes perspectivas: inovação de modelo de negócio, inovação de processo, inovação tecnológica e de ferramentas, inovação de produtos ou serviços e inovação organizacional. Por meio de palestras, oficinas, apresentações de cases, aplicações inovadoras e pitches, o EISI busca incentivar a interação e fomentar a discussão e trocas de experiências sobre esses diferentes temas.

Neste ano, além das apresentações dos trabalhos, o EISI contará com uma palestra para seus participantes:
Título: Desenvolvimento & Patentes na IBM, com Vagner Santana
Short bio: Pesquisador e IBM Master Inventor na IBM Research e docente colaborador na Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2012), mestre em Ciência da Computação também pela UNICAMP (2009) e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006). Foi webmaster da Folha Online (www.folha.com.br) de 2002 a 2007 e professor visitante na Universidade Presbiteriana Mackenzie de 2009 a 2015. Trabalha com avaliação de interfaces de usuário, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Aficionado por logs de interação, pesquisa sobre como pessoas interagem com sistemas computacionais, em contexto de uso real. Atuou em projetos utilizando Design Participativo, Design Centrado no Usuário, Web Usage Mining e Exploratory Data Analysis, e Machine Learning.
Resumo: Registro de patente é uma parte fundamental para assegurar diversas tomadas de decisão em grandes empresas. Entretanto, esta etapa de proteção de propriedade intelectual não é tão presente no ecossistema de TI no Brasil e equívocos surgem quando se fala sobre o assunto por aqui. Nesta apresentação eu discuto sobre o papel da patente no desenvolvimento de sistemas computacionais, como é o processo dentro da IBM, algumas curiosidades e um pouco da minha trajetória como Master Inventor na IBM. O principal objetivo é instigar participantes a olharem para suas atividades diárias de desenvolvimento de uma forma mais estratégica e, quiçá, motivar a experimentarem o processo de depósito de patentes.

Participantes

Estimulamos a participação de empreendedores, empresários, startups, pesquisadores em geral, alunos e professores, representantes de instituições governamentais ou órgãos públicos e todos aqueles apaixonados por inovação e empreendedorismo a submeterem seus trabalhos, se inscreverem para participar do evento e contribuir com as discussões.

Tipos de submissão

O EISI deste ano abrirá espaço para:

  • Cases de Inovação: negócios ou produtos inovadores com resultados;
  • Pitches: proposições de criação de novos negócios ou produtos;
  • Aplicações: Aplicações/ferramentas inovadoras.

Seleção dos trabalhos

Em todos os casos, as propostas serão avaliadas principalmente: em relação à aderência ao tema central do evento: "Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades"; do ponto de vista de seu potencial para inovação; o potencial interesse das empresas e do mercado; seu alinhamento com a área de Sistemas de Informação; a clareza de sua descrição; e a experiência da equipe proponente com a área de pesquisa. Sugere-se que, se pertinente, os autores relacionem o trabalho com os Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil 2016-2026, disponível em E-book.

  • Cases de Inovação: Cases serão selecionados considerando o contexto de inovação, o mercado, os diferenciais, a solução e a equipe. Os trabalhos selecionados serão apresentados em uma sessão de 10 minutos de apresentação e 5 minutos para perguntas.
  • Pitches: Para as proposições inovadoras serão selecionados os modelos de negócio considerando a oportunidade, o mercado, o canvas, os diferenciais, a solução e a equipe. Os modelos de negócio selecionados serão apresentados através de pitches de 5 minutos à banca de especialistas, que oferecerá feedbacks aos participantes, como parte do evento.
  • Aplicações: Serão selecionadas aplicações que explicitem aspectos de inovação na Comunidade Científica, Governo, Indústria ou Sociedade. Os trabalhos selecionados serão apresentados em uma sessão de 10 minutos de apresentação e 5 minutos para perguntas.

Instruções para submissão de Case de Inovação e Pitches

  • Serão aceitas submissões em Português e Inglês.
  • As submissões devem seguir o modelo Case de Inovação disponível em Modelo de Case de Inovação ou modelo de Pitch disponível em Modelo de Submissão de Pitch.
  • Apenas serão aceitas propostas submetidas em PDF e respeitando o limite máximo de 04 páginas.
  • Serão desconsideradas as submissões em formato diferente do PDF, que excederem o número máximo de páginas ou que violem as instruções de formatação.

Instruções para submissão de aplicações/ferramentas

  1. Um artigo curto (4 páginas) deve explicitar o aspecto inovador e o processo que auxiliou a alcançar a inovação da aplicação. Este processo pode incluir, por exemplo: (i) a ideia; (ii) pesquisa (para embasamento e motivação da inovação); (iii) engenharia de construção e produção; (iv) comercialização de um novo produto.
  2. O artigo deve ser original, apresentar aplicação inovadora ou com extensão significante de aplicação previamente apresentada. No último caso, deve-se apresentar, de forma clara, evidências do valor adicionado na versão anterior da aplicação, por exemplo, pela descrição das funcionalidades da aplicação e/ou sua adaptação para novas aplicações práticas. Em outras palavras, o aspecto inovador deve estar presente.
  3. O artigo deve conter as seguintes seções e não ultrapassar mais do que 4 páginas em formato PDF aderente ao formato de artigos da SBC:
    • Título, autor e afiliação.
    • Resumo: uma breve descrição da aplicação, apresentando também como os participantes do evento se beneficiarão de assistir a apresentação da aplicação e a qual audiência a aplicação pode trazer maior interesse.
    • Texto: apresentar a significância para inovação em Sistemas de Informação, incluindo, por exemplo:
      1. Contextualizar em relação à capacidade de inovação/intervenção;
      2. Principais funcionalidades;
      3. Cenário e problema tratado pela solução, seu impacto neste cenário ou potencial para ter impacto;
      4. Se aplicável, apresentar breve descrição dos estudos de caso realizados usando a aplicação, provendo escalabilidade de dados ou links indicando onde leitores podem encontrar informações sobre estudos de caso.
      5. Se gerou patentes/registro/propriedade intelectual;
      6. Potencial de exploração no mercado.
    • Maturidade: informação apresentando a maturidade, complexidade e robustez da aplicação (por exemplo, disponibilidade da aplicação, lista de funcionalidades, casos de uso apoiados, número e tipos de usuários etc.
    • Vídeo: sugere-se fortemente que os autores incluam um link para um vídeo que demonstre a aplicação, preferencialmente contendo explicações em áudio, com no máximo 20 minutos.
    • Link: se aplicável, incluir link para página web de onde se possa fazer o download da aplicação.

Publicação em Anais

Todos os trabalhos (cases, pitches e aplicações/ferramentas) aceitos e apresentados durante o EISI 2021 serão publicados como parte do volume Anais Estendidos do SBSI 2021. Cases e Pitches deverão ser formatados de acordo com o modelo de artigos da SBC quando da submissão da versão final (camera-ready). É necessário que ao menos um dos autores efetive a sua inscrição no evento até a data estipulada com a inclusão da taxa de publicação de subeventos.

Datas Importantes:

  • Submissão de Trabalhos: 29 de março de 2021 05 de abril de 2021
  • Notificação dos trabalhos selecionados: 26 de abril de 2021
  • Entrega da Versão Final: 10 de maio de 2021
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 10 de maio de 2021
  • Realização do SBSI 2021: 7 a 10 de junho de 2021

Esperamos vocês no SBSI 2021!

Link para submissão:

https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3707

No caso de obter mais informações ou sanar dúvidas, contacte a coordenação do EISI pelos e-mails abaixo.

Coordenadores do EISI 2021:
Leonardo Azevedo
International Business Machines (IBM)
lga (at) br (dot) ibm (dot) com

José Gustavo de Souza Paiva
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
gustavo (at) ufu (dot) br

Coordenador de Publicações do SBSI 2021:
Awdren Fontão
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Coordenadores Gerais do SBSI 2021:
Rafael D. Araújo
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
rafael (dot) araujo (at) ufu (dot) br

Fabiano A. Dorça
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
fabianodor (at) ufu (dot) br