VIII Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI)

Chamada para o VIII WICSI do SBSI 2021

wicsi  

O VIII Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI 2021) é um evento nacional que visa a divulgação de trabalhos de pesquisa em nível de Graduação na área de Sistemas de Informação (SI). O objetivo do WICSI é incentivar o desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica e, para tanto, busca estimular os alunos de graduação com trabalhos de iniciação científica na área de SI a apresentar seus trabalhos nos vários tópicos de interesses do SBSI. O público-alvo do WICSI são alunos de graduação que queiram apresentar seus trabalhos e projetos de pesquisa em andamento ou recém-concluídos. Projetos de iniciação científica que foram concluídos em 2020 podem ser submetidos, mesmo que o aluno tenha se formado no segundo semestre de 2020.

A audiência deste workshop terá a oportunidade de participar de um importante fórum dedicado à apresentação e discussão de pesquisas em andamento de estudantes de graduação na área de SI. A meta é estimular a integração entre estudantes de graduação e alunos de pós-graduação, bem como membros da academia e da indústria, além de dar visibilidade aos potenciais pesquisadores e profissionais junto à comunidade acadêmica e iniciativa privada.

O WICSI acontece como parte do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), que é um evento voltado à apresentação de trabalhos científicos e à discussão de temas relevantes na área de Sistemas de Informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários que atuam na área. O programa do Simpósio inclui sessões técnicas, palestras convidadas, minicursos, painéis e workshops.

Tópicos de Interesse

Os tópicos de interesse sugeridos para trabalhos submetidos ao WICSI 2021 são os mesmos da trilha regular do SBSI 2021, sendo os seguintes:

  • Teoria, epistemologia e metodologia da pesquisa em sistemas de informação;
  • Aspectos e impactos tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais de sistemas de informação;
  • Gestão de processos e sistemas de informação organizacionais;
  • Desafios de sistemas de informação aplicados a domínios (Saúde, Agricultura, Governo, Educação, entre outros);
  • Sistemas de informação para gestão de dados, informação e conhecimento;
  • Sistemas-de-Sistemas de Informação;
  • Visão sociotécnica de sistemas de informação;
  • Paradigmas, modelagem, design, engenharia e avaliação de sistemas de informação;
  • Complexidade de sistemas de informação;
  • Pesquisas interdisciplinares em sistemas de informação;
  • Educação em sistemas de informação;
  • Tecnologias emergentes aplicadas a sistemas de informação;
  • Ética, cultura, legislação e política em sistemas de informação;
  • Ecossistemas digitais e de negócios;
  • Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades.

Além disso, são esperadas contribuições que abordem o tema principal do evento, “Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades”, bem como os temas dos Grandes Desafios de Pesquisa em SI definidos pela comunidade de pesquisa em Sistemas de Informação. Clique aqui para acessar o E-Book.

Instruções para Submissão

Os artigos submetidos ao WICSI 2021 são limitados a 4 (quatro) páginas, incluindo resumo, figuras, tabelas e referências. Alguns aspectos adicionais devem ser observados:

  1. Os artigos devem ser escritos em Português ou Inglês e devem ser enviados em formato PDF. No caso de artigos em Português, deve ser incluído o Abstract em inglês, além do Resumo;

  2. O formato obrigatório do artigo é o Modelo para Publicação de Artigos da SBC;

  3. Os orientadores e coorientadores também devem ser registrados como autores do artigo;

  4. O artigo deve indicar, de forma clara, a natureza da contribuição e os problemas, domínios ou ambientes em que se aplica. Sugere-se a seguinte estrutura para o artigo: Introdução (relacionando com a área de SI), Fundamentação Teórica, Metodologia de Pesquisa, Resultados e Conclusão;

  5. A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (double-blind review) e qualquer proposta será analisada no mínimo por dois revisores. Consequentemente, TODA e qualquer referência que identifique a proveniência do artigo (tais como nome dos autores, nome de projetos, de ferramentas e citações de artigos que identificam os autores) deve ser removida da versão de submissão e substituída por "REMOVIDO PARA REVISÃO";

  6. As submissões devem ser feitas pelo sistema JEMS da SBC (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3709). Serão desconsideradas as submissões em arquivos de formato diferente do PDF, artigos com identificação dos autores e aquelas que excederem o número máximo de páginas ou que violem as instruções de formatação.

Instruções aos trabalhos aceitos

  1. A versão final (.PDF) (obrigatória) deve ser submetida no sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3709) até 10/05/2021, no campo "Versão final (ATENÇÃO AO TEMPLATE)". A versão final deve:
    • considerar obrigatória e cuidadosamente as recomendações dos revisores (nossos revisores dedicaram voluntariamente tempo e atenção ao seu trabalho, olhe com atenção seus comentários);
    • estar formatada segundo o Modelo para Publicação de Artigos da SBC;
    • incluir nomes de autores e suas afiliações, bem como demais itens que foram omitidos durante o processo de avaliação;
    • manter o limite de 4 páginas.
  2. O/A aluno/a de iniciação científica/graduação (e somente ele/a) deverá se inscrever no SBSI e fazer a apresentação do trabalho conforme instruções abaixo. A não participação do/a aluno/a implica em exclusão do trabalho.
    • Apresentação. O/A aluno/a de iniciação científica/graduação deverá enviar um vídeo de até 10 minutos de apresentação do artigo (obrigatório) até 10/05/2021. Disponibilizamos um modelo de apresentação em: https://docs.google.com/presentation/d/1wc9tJX9j5_ePB1AjrNIIzjVUTwYFRZUsPCqpHjX2JlU/edit?usp=sharing. Outros modelos podem ser utilizados, mas é importante incluir além da apresentação dos slides, o vídeo do apresentador (câmera ligada) em um dos cantos da apresentação. Diversos programas possibilitam esse tipo de gravação, como Microsoft PowerPoint (TM), OBS Studio, Zoom, screencast-o-matic etc. O arquivo do vídeo deve ser disponibilizado em local (drive) que possamos fazer o download (não pode ser youtube) e o link para download deve ser enviado através de um arquivo de texto (.txt) no JEMS.
    • Envio via JEMS de Termo de Cessão de Uso de Imagem e Voz SBC (obrigatório) devidamente preenchido e assinado: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/224-termos-de-cessao/1299-termo-de-cessa-o-de-uso-de-imagem-e-voz-sbc. No campo evento, favor preencher com "VIII Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI@SBSI 2021)".
    • Discussão. Participação na respectiva sessão do WICSI (obrigatória), conforme programação a ser divulgada no site do SBSI 2021 (https://sbsi2021.facom.ufu.br). Reforçamos que, além de enviar o vídeo de até 10 minutos de apresentação do artigo, é obrigatória a participação do/a aluno/a na sessão do seu artigo no evento, para responder as questões referentes ao trabalho e debater os demais trabalhos apresentados na sessão.
  3. Juntamente com a versão final do artigo aceito os autores deverão submeter no JEMS o comprovante de inscrição do/a aluno/a no evento e o Termo de Autorização de Publicação da SBC [no campo VEÍCULO, inserir "VIII Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI@SBSI 2021)"].

Os artigos aceitos e apresentados durante o SBSI 2021 serão publicados como parte do volume Anais Estendidos do SBSI 2021, condicionados à inscrição de, pelo menos, um dos autores (em sua categoria) no evento, com a inclusão da taxa de publicação de subeventos no ato da inscrição (uma taxa por artigo).

Esperamos vocês no SBSI 2021!

Datas Importantes:

  • Lançamento da Chamada: 22 de janeiro de 2021
  • Submissão de Trabalhos: 29 de março de 2021 05 de abril de 2021
  • Notificação dos Autores: 26 de abril de 2021
  • Entrega da Versão Final: 10 de maio de 2021
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 10 de maio de 2021
  • Apresentação no evento: 7-10 de junho de 2021

Comitê de Programa

  • Carlos Silva – Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
  • Celia Ralha – Universidade de Brasília (UnB)
  • Daniel Notari - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Darlinton Carvalho - Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Davi Viana - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Denilson Pereira – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Denis Fantinato - Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Diana Adamatti – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Diego Garcia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Eduardo Figueiredo – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Elisa Huzita - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ivan Machado – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Johnny Marques – Instituto Tecnológico de Aeronáutico (ITA)
  • Jéssyka Vilela - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Juliano Lopes de Oliveira - Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Karla Fook – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
  • Leonardo Chiwiacowsky - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Leonardo Costa - Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
  • Lourenço Alves Pereira Junior - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
  • Luanna Lopes Lobato - Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Marcelo Manzato - Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcelo Morandini – Universidade de São Paulo (USP)
  • Marlon da Silva – Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  • Matheus Viana - Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Maurício Souza – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Rafael Coelho - Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Ramon Costa – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Renan Cattelan – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Renato Fileto – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rodrigo Campos Bortoletto - Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  • Rodrigo Monteiro - Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Rodrigo Santos - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Sofia Paiva - Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Vinicius Garcia - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Vinícius Sebba Patto - Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Wendel Melo – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Wylliams Santos - Universidade de Pernambuco (UPE)
Coordenadores do WICSI de 2021:
Johnny Marques
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
johnny (at) ita (dot) br

Renan G. Cattelan
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
renan (at) ufu (dot) br

Coordenador de Publicações do SBSI 2021:
Awdren Fontão
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Coordenadores Gerais do SBSI 2021:
Rafael D. Araújo
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
rafael (dot) araujo (at) ufu (dot) br

Fabiano A. Dorça
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
fabianodor (at) ufu (dot) br