VIII Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI)
Chamada para o VIII WICSI do SBSI 2021
O VIII Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI 2021) é um evento nacional que visa a divulgação de trabalhos de pesquisa em nível de Graduação na área de Sistemas de Informação (SI). O objetivo do WICSI é incentivar o desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica e, para tanto, busca estimular os alunos de graduação com trabalhos de iniciação científica na área de SI a apresentar seus trabalhos nos vários tópicos de interesses do SBSI. O público-alvo do WICSI são alunos de graduação que queiram apresentar seus trabalhos e projetos de pesquisa em andamento ou recém-concluídos. Projetos de iniciação científica que foram concluídos em 2020 podem ser submetidos, mesmo que o aluno tenha se formado no segundo semestre de 2020.
A audiência deste workshop terá a oportunidade de participar de um importante fórum dedicado à apresentação e discussão de pesquisas em andamento de estudantes de graduação na área de SI. A meta é estimular a integração entre estudantes de graduação e alunos de pós-graduação, bem como membros da academia e da indústria, além de dar visibilidade aos potenciais pesquisadores e profissionais junto à comunidade acadêmica e iniciativa privada.
O WICSI acontece como parte do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), que é um evento voltado à apresentação de trabalhos científicos e à discussão de temas relevantes na área de Sistemas de Informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários que atuam na área. O programa do Simpósio inclui sessões técnicas, palestras convidadas, minicursos, painéis e workshops.
Tópicos de Interesse
Os tópicos de interesse sugeridos para trabalhos submetidos ao WICSI 2021 são os mesmos da trilha regular do SBSI 2021, sendo os seguintes:
- Teoria, epistemologia e metodologia da pesquisa em sistemas de informação;
- Aspectos e impactos tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais de sistemas de informação;
- Gestão de processos e sistemas de informação organizacionais;
- Desafios de sistemas de informação aplicados a domínios (Saúde, Agricultura, Governo, Educação, entre outros);
- Sistemas de informação para gestão de dados, informação e conhecimento;
- Sistemas-de-Sistemas de Informação;
- Visão sociotécnica de sistemas de informação;
- Paradigmas, modelagem, design, engenharia e avaliação de sistemas de informação;
- Complexidade de sistemas de informação;
- Pesquisas interdisciplinares em sistemas de informação;
- Educação em sistemas de informação;
- Tecnologias emergentes aplicadas a sistemas de informação;
- Ética, cultura, legislação e política em sistemas de informação;
- Ecossistemas digitais e de negócios;
- Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades.
Além disso, são esperadas contribuições que abordem o tema principal do evento, “Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades”, bem como os temas dos Grandes Desafios de Pesquisa em SI definidos pela comunidade de pesquisa em Sistemas de Informação. Clique aqui para acessar o E-Book.
Instruções para Submissão
Os artigos submetidos ao WICSI 2021 são limitados a 4 (quatro) páginas, incluindo resumo, figuras, tabelas e referências. Alguns aspectos adicionais devem ser observados:
-
Os artigos devem ser escritos em Português ou Inglês e devem ser enviados em formato PDF. No caso de artigos em Português, deve ser incluído o Abstract em inglês, além do Resumo;
-
O formato obrigatório do artigo é o Modelo para Publicação de Artigos da SBC;
-
Os orientadores e coorientadores também devem ser registrados como autores do artigo;
-
O artigo deve indicar, de forma clara, a natureza da contribuição e os problemas, domínios ou ambientes em que se aplica. Sugere-se a seguinte estrutura para o artigo: Introdução (relacionando com a área de SI), Fundamentação Teórica, Metodologia de Pesquisa, Resultados e Conclusão;
-
A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (double-blind review) e qualquer proposta será analisada no mínimo por dois revisores. Consequentemente, TODA e qualquer referência que identifique a proveniência do artigo (tais como nome dos autores, nome de projetos, de ferramentas e citações de artigos que identificam os autores) deve ser removida da versão de submissão e substituída por "REMOVIDO PARA REVISÃO";
-
As submissões devem ser feitas pelo sistema JEMS da SBC (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3709). Serão desconsideradas as submissões em arquivos de formato diferente do PDF, artigos com identificação dos autores e aquelas que excederem o número máximo de páginas ou que violem as instruções de formatação.
Instruções aos trabalhos aceitos
- A versão final (.PDF) (obrigatória) deve ser submetida no sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3709)
até 10/05/2021, no campo "Versão final (ATENÇÃO AO TEMPLATE)". A versão final deve:
- considerar obrigatória e cuidadosamente as recomendações dos revisores (nossos revisores dedicaram voluntariamente tempo e atenção ao seu trabalho, olhe com atenção seus comentários);
- estar formatada segundo o Modelo para Publicação de Artigos da SBC;
- incluir nomes de autores e suas afiliações, bem como demais itens que foram omitidos durante o processo de avaliação;
- manter o limite de 4 páginas.
- O/A aluno/a de iniciação científica/graduação (e somente ele/a) deverá se inscrever no SBSI e fazer
a apresentação do trabalho conforme instruções abaixo. A não participação
do/a aluno/a implica em exclusão do trabalho.
- Apresentação. O/A aluno/a de iniciação científica/graduação deverá enviar um vídeo de até 10 minutos de apresentação do artigo (obrigatório) até 10/05/2021. Disponibilizamos um modelo de apresentação em: https://docs.google.com/presentation/d/1wc9tJX9j5_ePB1AjrNIIzjVUTwYFRZUsPCqpHjX2JlU/edit?usp=sharing. Outros modelos podem ser utilizados, mas é importante incluir além da apresentação dos slides, o vídeo do apresentador (câmera ligada) em um dos cantos da apresentação. Diversos programas possibilitam esse tipo de gravação, como Microsoft PowerPoint (TM), OBS Studio, Zoom, screencast-o-matic etc. O arquivo do vídeo deve ser disponibilizado em local (drive) que possamos fazer o download (não pode ser youtube) e o link para download deve ser enviado através de um arquivo de texto (.txt) no JEMS.
- Envio via JEMS de Termo de Cessão de Uso de Imagem e Voz SBC (obrigatório) devidamente preenchido e assinado: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/224-termos-de-cessao/1299-termo-de-cessa-o-de-uso-de-imagem-e-voz-sbc. No campo evento, favor preencher com "VIII Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI@SBSI 2021)".
- Discussão. Participação na respectiva sessão do WICSI (obrigatória), conforme programação a ser divulgada no site do SBSI 2021 (https://sbsi2021.facom.ufu.br). Reforçamos que, além de enviar o vídeo de até 10 minutos de apresentação do artigo, é obrigatória a participação do/a aluno/a na sessão do seu artigo no evento, para responder as questões referentes ao trabalho e debater os demais trabalhos apresentados na sessão.
- Juntamente com a versão final do artigo aceito os autores deverão submeter no JEMS o comprovante de inscrição do/a aluno/a no evento e o Termo de Autorização de Publicação da SBC [no campo VEÍCULO, inserir "VIII Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI@SBSI 2021)"].
Os artigos aceitos e apresentados durante o SBSI 2021 serão publicados como parte do volume Anais Estendidos do SBSI 2021, condicionados à inscrição de, pelo menos, um dos autores (em sua categoria) no evento, com a inclusão da taxa de publicação de subeventos no ato da inscrição (uma taxa por artigo).
Esperamos vocês no SBSI 2021!
Datas Importantes:
- Lançamento da Chamada: 22 de janeiro de 2021
- Submissão de Trabalhos:
29 de março de 202105 de abril de 2021 - Notificação dos Autores: 26 de abril de 2021
- Entrega da Versão Final: 10 de maio de 2021
- Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 10 de maio de 2021
- Apresentação no evento: 7-10 de junho de 2021
Comitê de Programa
- Carlos Silva – Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
- Celia Ralha – Universidade de Brasília (UnB)
- Daniel Notari - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
- Darlinton Carvalho - Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
- Davi Viana - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
- Denilson Pereira – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
- Denis Fantinato - Universidade Federal do ABC (UFABC)
- Diana Adamatti – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Diego Garcia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
- Eduardo Figueiredo – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Elisa Huzita - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
- Ivan Machado – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
- Johnny Marques – Instituto Tecnológico de Aeronáutico (ITA)
- Jéssyka Vilela - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Juliano Lopes de Oliveira - Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Karla Fook – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
- Leonardo Chiwiacowsky - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
- Leonardo Costa - Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
- Lourenço Alves Pereira Junior - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
- Luanna Lopes Lobato - Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Marcelo Manzato - Universidade de São Paulo (USP)
- Marcelo Morandini – Universidade de São Paulo (USP)
- Marlon da Silva – Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
- Matheus Viana - Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
- Maurício Souza – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
- Rafael Coelho - Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
- Ramon Costa – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
- Renan Cattelan – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
- Renato Fileto – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Rodrigo Campos Bortoletto - Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
- Rodrigo Monteiro - Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Rodrigo Santos - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
- Sofia Paiva - Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
- Vinicius Garcia - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Vinícius Sebba Patto - Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Wendel Melo – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
- Wylliams Santos - Universidade de Pernambuco (UPE)
Coordenadores do WICSI de 2021:
Johnny MarquesInstituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
johnny (at) ita (dot) br
Renan G. Cattelan
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
renan (at) ufu (dot) br
Coordenador de Publicações do SBSI 2021:
Awdren FontãoUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Coordenadores Gerais do SBSI 2021:
Rafael D. AraújoUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)
rafael (dot) araujo (at) ufu (dot) br
Fabiano A. Dorça
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
fabianodor (at) ufu (dot) br