Trilha Principal

Informações e datas importantes sobre a trilha principal.

Trilha Principal  

Descrição

A área de Sistemas de Informação (SI) busca soluções para problemas do mundo real, da sociedade e das organizações, por meio de novas tecnologias. O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é o encontro anual da comunidade de SI no Brasil, promovido pela Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), constituindo-se em um evento para a apresentação e discussão de temas contemporâneos na área de Sistemas de Informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais, empresários, governo e a sociedade em geral para promover a disseminação de resultados de pesquisa e inovação.

Em sua 17ª edição, o SBSI 2021 ocorrerá na cidade de Uberlândia em Minas Gerais , sob a coordenação da Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e terá como temática "Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades”. A temática escolhida remete aos desafios e oportunidades que os sistemas de informação têm levado para as diversas áreas da sociedade não só para “informar”, mas para proporcionar ferramentas inteligentes de apoio à tomada de decisão e que estejam sempre presentes no cotidiano das pessoas fornecendo informação relevante e de qualidade, processada a partir de dados heterogêneos. Especialmente em tempos de crise, os sistemas de informação exercem um papel fundamental na sociedade para auxiliar no enfrentamento das dificuldades. Além de potencializar e alavancar negócios, são capazes de antecipar e fornecer subsídios para lidar com situações inesperadas e promover uma gestão mais eficiente e transformadora nas mais diversas áreas, como saúde, educação, logística, agronegócio, finanças, gestão pública, dentre outras. Assim, a proposta é discutir os novos desafios que os SIs têm enfrentado e as oportunidades que situações inesperadas e emergenciais trazem para a aplicação da tecnologia e promoção da informação de qualidade como aliada no nosso dia-a-dia, com o uso de um aparato computacional que as diferentes áreas da computação disponibilizam.

Para a trilha principal do SBSI 2021, são esperados artigos científicos que apresentem claramente novas contribuições para a pesquisa, todos na área de Sistemas de Informação. Em especial, convidamos a comunidade para se posicionar sobre a temática central do evento e os tópicos de interesse.

Tópicos de Interesse:

  • Teoria, epistemologia e metodologia da pesquisa em sistemas de informação
  • Aspectos e impactos tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais de sistemas de informação
  • Gestão de processos e sistemas de informação organizacionais
  • Desafios de sistemas de informação aplicados a domínios (Saúde, Agricultura, Governo, Educação, entre outros)
  • Sistemas de informação para gestão de dados, informação e conhecimento
  • Sistemas-de-Sistemas de Informação
  • Sistemas de informação e o mundo aberto
  • Visão sociotécnica de sistemas de informação
  • Paradigmas, modelagem, design, engenharia e avaliação de sistemas de informação
  • Complexidade de sistemas de informação
  • Pesquisas interdisciplinares em sistemas de informação
  • Educação em sistemas de informação
  • Tecnologias emergentes aplicadas a sistemas de informação
  • Ética, cultura, legislação e política em sistemas de informação
  • Ecossistemas digitais e de negócios
  • Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades

Datas Importantes:

  • Submissão de artigos (ficha resumo e artigo): 22/11/2020 06/12/2020 06/02/2021
  • 1ª etapa de avaliação (ficha resumo) - Notificação aos Autores: 01/02/2021 08/03/2021
  • 2ª etapa de avaliação (artigo) - Notificação aos Autores: 15/03/2021 23/04/2021
  • Entrega da Versão Final: 28/03/2021 07/05/2021
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 10/05/2021
  • Envio dos links dos vídeos de apresentação (conforme instruções): 17/05/2021
  • Realização do SBSI 2021: 07 a 10 de junho 2021

Orientação aos autores

Considerando que a área de interesse principal do SBSI é o domínio de Sistemas de Informação, é importante que os autores de artigos submetidos à trilha principal do SBSI observem as seguintes recomendações:

Instruções de submissão

Há somente uma categoria de submissão de trabalhos à trilha principal do SBSI 2021: “artigo completo” (full paper). Cada submissão deve contemplar dois arquivos:

  • Uma ficha resumo descritiva do trabalho de no máximo 2 páginas, seguindo o Modelo para Ficha Resumo. Essa ficha será utilizada na primeira etapa de avaliação e determinará se o artigo será avaliado na segunda etapa do processo. Recomenda-se utilizar a ficha resumo como base para elaborar o artigo completo.

  • O artigo completo, correspondendo a trabalhos de pesquisas já concluídas, embasados na literatura científica, com ideias e resultados inovadores, e seguindo metodologia científica adequada, contendo entre 7 e 8 páginas (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos), seguindo o Modelo de Artigos da ACM.

Todos os artigos podem ser submetidos em Português ou Inglês, em formato PDF e seguindo o formato de duas colunas para conferências da ACM (ACM_SigConf), disponível em ACM SIG Proceedings Templates.

Recomenda-se fortemente o uso de LaTex. Usuários LaTeX devem usar a classe acmart.cls provida no modelo com o formato da conferência habilitado no preâmbulo do documento:
\documentclass[sigconf]{acmart}

Autores devem usar o estilo de bibliografias ACM-Reference-Format.bst também provido no modelo:
\bibliographystyle{ACM-Reference-Format}

Caso os autores optem por utilizar o formato Word, então estejam atentos que a versão de duas colunas (Interim Template) deve ser utilizada para a submissão. Entretanto, trata-se de uma versão desatualizada da ACM e, caso o artigo seja aceito, os autores terão que passar para o novo modelo de coluna simples (Submission Template, do Word Template Workflow) e tratar os erros de macros na importação no sistema da ACM até que a versão do artigo esteja correta e validada.

As submissões devem ser feitas na plataforma JEMS da SBC. Submissões em inglês são recomendadas. Artigos escritos em Português devem apresentar título e abstract em inglês. Artigos que não seguirem o modelo exigido serão rejeitados.

Na versão de submissão do artigo, O CABEÇALHO DO TEXTO NÃO DEVERÁ HAVER NENHUM TIPO DE IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. Além de eliminar a identificação dos autores do cabeçalho do artigo, toda e qualquer referência que identifique a proveniência do artigo deve ser removida da versão de submissão, como nome de projetos, de instituições, de ferramentas, URLs e citações de artigos que identifiquem os autores. Artigos que possuírem identificação nesta etapa serão rejeitados.

Serão rejeitadas e retiradas do processo de avaliação as submissões que:

  • não apresentarem a ficha resumo
  • apresentarem ficha resumo com mais de 2 páginas
  • apresentarem ficha resumo que não segue o modelo exigido
  • não apresentarem o manuscrito
  • apresentarem manuscrito com mais de 8 páginas
  • apresentarem manuscrito com menos de 6 páginas
  • apresentarem manuscrito que não segue o modelo de coluna dupla da ACM exigido
  • manuscrito e/ou ficha apresentarem qualquer identificação dos autores ao longo do texto

Aspectos adicionais a serem observados

  • A submissão de um artigo implica que o trabalho descrito não foi publicado anteriormente, que não está sob consideração para publicação e não será submetido para nenhum outro lugar enquanto estiver em processo de avaliação no SBSI. Adicionalmente, a publicação deve ser aprovada por todos os autores e, tacitamente ou explicitamente, pelas autoridades responsáveis onde o trabalho foi realizado. Um trabalho publicado no SBSI não deverá ser publicado em outro lugar da mesma forma, em qualquer outro idioma, inclusive eletronicamente.

  • Um autor não deve publicar manuscritos descrevendo essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico/conferência de publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um periódico/conferência concomitantemente constitui um comportamento antiético e é inaceitável. Serão excluídos da publicação nos anais os artigos que se enquadrarem nessa condição e não cabe recurso a essa decisão.

  • Os autores devem garantir que tenham escrito trabalhos inteiramente originais, e se usaram o trabalho e/ou trechos de outros, que isto tenha sido apropriadamente citado ou referenciado. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento antiético e é inaceitável. Serão excluídos da publicação nos Anais artigos que se enquadrarem nessa condição. As políticas relativas a plágio, deturpação e falsificação da ACM devem ser consideradas: https://www.acm.org/publications/policies/plagiarism-overview

  • Todos os autores deveriam ter feito contribuições substanciais em algum dos seguintes itens: (1) a concepção e desenho do estudo, ou aquisição de dados, ou análise e interpretação de dados; (2) elaboração do artigo ou revisão crítica para importantes direitos intelectuais; (3) aprovação final da versão a ser submetida.

  • Deve-se identificar quem forneceu apoio financeiro para a condução da pesquisa e/ou preparação do artigo e descrever brevemente o papel do(s) patrocinador(es), se houver, no desenho do estudo; na coleta, análise e interpretação de dados; na elaboração do artigo; e na decisão de submeter o artigo para publicação. Se a(s) fonte(s) de financiamento não teve(tiveram) tal envolvimento, então isso deve ser declarado.

Submissão JEMS

As submissões devem ser feitas na plataforma JEMS da SBC: https://jems.sbc.org.br.

O prazo para submissão de artigos é 06/02/2021 (sábado). As submissões poderão ser alteradas no JEMS até às 23:59h do dia 07/02/2021 (domingo).

Procedimentos de revisão

A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do Comitê de Programa do SBSI. O processo de revisão será conduzido de forma duplamente anônima (double-blind review).

Na primeira etapa de avaliação, serão avaliadas as fichas resumo. Somente para os trabalhos aprovados nesta etapa, serão avaliados os respectivos artigos na segunda etapa.

Os seguintes critérios serão considerados na avaliação:

  • Adequação ao escopo do SBSI;
  • Relevância do problema;
  • Revisão bibliográfica em SI;
  • Fundamentação teórica;
  • Originalidade da solução em SI;
  • Metodología científica;
  • Contribuição para a área de Sistemas de Informação;
  • Qualidade da escrita.

Instruções aos trabalhos aceitos

  1. A versão final (.PDF) (obrigatória) deve ser submetida no sistema JEMS - https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3704 - até 07/05/2021, no campo "Versão final (ATENÇÃO AO TEMPLATE)". A versão final deve:
  2. Termo de cessão de direitos de publicação para a ACM (obrigatória). Instruções adicionais sobre termo de cessão de direitos e publicação na ACM Digital Library serão enviadas posteriormente pelo nosso coordenador de publicações Awdren Fontão (UFMS) .
  3. Inscrição. Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento, condicionados à inscrição de, pelo menos, um dos autores no evento (em sua categoria), com a inclusão da taxa de publicação na trilha principal (uma taxa por artigo), até 10/05/2021. Autores sócios da SBC devem estar em dia com a anuidade para terem direito aos valores reduzidos. As informações sobre as inscrições podem ser encontradas em: https://sbsi2021.facom.ufu.br/pages/pt/inscricao.html. A comprovação da inscrição de um dos autores (obrigatória) deverá ser enviada em .pdf através do JEMS.
  4. Apresentação. Os autores deverão enviar um vídeo de até 10 minutos de apresentação do artigo (obrigatório) até 17/05/2021. Disponibilizamos um modelo de apresentação em: https://docs.google.com/presentation/d/1wc9tJX9j5_ePB1AjrNIIzjVUTwYFRZUsPCqpHjX2JlU/edit?usp=sharing. Outros modelos podem ser utilizados, mas é importante incluir além da apresentação dos slides, o vídeo do apresentador (câmera ligada) em um dos cantos da apresentação. Diversos programas possibilitam esse tipo de gravação, como Zoom - https://zoom.us/ e screencast-o-matic - https://screencast-o-matic.com/ . O arquivo deve ser disponibilizado em local (drive) que possamos fazer o download (não pode ser youtube) e o link para download deve ser enviado através de um arquivo de texto (.txt) no JEMS.
  5. Divulgação. Também é solicitado aos autores que enviem um vídeo de 2 a 3 minutos de um pitch do artigo (uma apresentação bem concisa para atrair a atenção da audiência para ler o seu trabalho e assistir a apresentação completa durante o evento) (opcional). O link do vídeo para download deve ser enviado no mesmo arquivo texto do item anterior.
  6. Envio via JEMS de termo de cessão de uso de imagem e voz SBC (obrigatório) devidamente preenchido e assinado: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/224-termos-de-cessao/1299-termo-de-cessa-o-de-uso-de-imagem-e-voz-sbc . No campo evento, favor preencher com "XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2021)".
  7. Discussão. Participação na sessão (obrigatória). Reforçamos que além de enviar o vídeo de até 10 minutos de apresentação do artigo, é obrigatória a participação de pelo menos um dos autores na(s) sessão(ões) do(s) seu(s) artigo(s) no evento, para responder as questões referentes a seu(s) trabalho(s) e debater os demais trabalhos apresentados na seção.

Premiação

Haverá um certificado de premiação dos três melhores trabalhos publicados no SBSI 2021.

Os autores dos melhores artigos do SBSI 2021 serão convidados a submeterem versões estendidas de seus artigos para a iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação.

Comitê de Programa na Etapa 1

  • Andre Pimenta Freire (UFLA)
  • Andrea Magalhães Magdaleno (UFF)
  • Awdren Fontão (UFMS)
  • Claudia Cappelli (UFRJ)
  • Davi Viana (UFMA)
  • Fabiano Dorça (UFU)
  • Fabio Gomes Rocha (UNIT)
  • Flávio Eduardo Aoki Horita (UFABC)
  • Heitor A. X. Costa (UFLA)
  • Jonice de Oliveira Sampaio (UFRJ)
  • José Maria David (UFJF)
  • Leonardo Guerreiro Azevedo (IBM)
  • Marcelo Fornazin (UFF)
  • Rafael Dias Araújo (UFU)
  • Renata Mendes de Araujo (UPM)
  • Rita Suzana Pitangueira Maciel (UFBA)
  • Rodrigo Santos (UNIRIO)
  • Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)
  • Scheila de Ávila e Silva (UCS)
  • Valdemar Vicente Graciano Neto (UFG)

Comitê de Programa na Etapa 2

Revisores adicionais da Etapa 2

  • Alexis Huf (Federal University of Santa Catarina)
  • Alice Barbosa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará)
  • Anthony Accioly (University of Sao Paulo)
  • Eveline Sacramento (Ceará State's Foundation for Meteorology and Water Resources)
  • Flávia Beppu (Universidade Federal de Mato Grosso)
  • Francisco Medeiros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará)
  • Gislaine Camila Leal (Universidade Estadual de Maringá)
  • Isabel Villanes (Federal University of Amazonas)
  • Ivan Salvadori (Federal University of Santa Catarina)
  • Jamile Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)
  • Jorge Barbosa (Unisinos)
  • Luis de Lima (Universidade Federal do Paraná)
  • Marcelo Tibau (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
  • Mateus de Monteiro (Universidade Federal Fluminense)
  • Matheus Soares Silva (University of Sao Paulo)
  • Maurício Souza (Universidade Federal de Lavras - UFLA)
  • Nicolas Hamparsomian (Universidade de São Paulo)
  • Ricardo Geraldi (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR)
  • Sírius Thadeu Ferreira da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)
  • Vanessa Machado (Instituto Federal Rio-Grandense)
  • Vanessa Souza (Universidade Federal de Itajubá)
  • Waldir Moura (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Coordenadores do Comitê de Programa do SBSI 2021:
Renata Araujo
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)/PPgSI-EACH-USP
renata.araujo (at) mackenzie (dot) br

Sean Siqueira
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
sean (at) uniriotec (dot) br

Coordenador de Publicações do SBSI 2021:
Awdren Fontão
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Coordenadores Gerais do SBSI 2021:
Rafael D. Araújo
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
rafael.araujo (at) ufu (dot) br

Fabiano A. Dorça
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
fabianodor (at) ufu (dot) br