Trilha Emergente: Design Participativo para Problemas Socio-Urbanos

Chamada de Trabalhos

Trilhas Emergentes  

Descrição

Nas últimas décadas, houve um rápido aumento no número de pessoas vivendo em áreas urbanas em todo o mundo. Hoje mais da metade da população mundial vive em centros urbanos, resultando em cidades densamente povoadas. O desenvolvimento urbano acelerado e não planejado está mudando a paisagem dos centros urbanos; as cidades estão se tornando o local de diversos problemas sociais e ambientais. Muitas cidades enfrentam, por exemplo, problemas relacionados ao descarte de resíduos, poluição do ar urbano, pobreza, disponibilidade insuficiente de água potável, acesso ao saneamento básico, entre outros. Além disso, devido às mudanças climáticas, as cidades também enfrentam ameaças ambientais crescentes, como inundações, ciclones tropicais, ondas de calor, etc. Embora os sistemas de informação não possam por si próprios resolver os problemas socioambientais das cidades, eles podem ser vistos como veículos para promover mudanças sociais e ambientais, uma vez que empoderam os cidadãos na produção de dados relacionados às cidades, apoiam a tomada de decisão local e melhoram a gestão dos recursos. Os cidadãos passam a desempenhar um papel fundamental neste cenário que vai além de simples usuários de tais sistemas. Por isso, eles devem ser envolvidos no processo de design dos sistemas, participando das decisões em conjunto com os desenvolvedores.

O Design Participativo é uma abordagem focada no envolvimento das pessoas (usuários), que se destinam a usar um sistema, na sua concepção. Um tema central do design participativo é, portanto, a participação. Essa abordagem possui um conjunto diversificado de ferramentas, técnicas e métodos que visam permitir que as pessoas tenham um papel ativo no design dos sistemas que elas utilizam. Esses métodos e técnicas têm grande potencial para contribuir com a investigação das práticas atuais, trazer diferentes perspectivas para um problema, descobrir novas oportunidades, engajar os usuários e melhorar a qualidade dos sistemas.

Esta trilha temática visa formar um importante local para pesquisadores e profissionais debaterem o potencial e as limitações do design participativo para o estudo de problemas socio-urbanos por meio da apresentação de trabalhos de pesquisa concluídos e em andamento. O objetivo da trilha é fomentar discussões sobre como pesquisadores e profissionais de organizações públicas e privadas estão usando abordagens de design participativo no desenvolvimento de sistemas e como suas ações podem promover mudanças sociais e ambientais por meio do uso destes sistemas. A condução de atividades de design participativo, no entanto, enfrentou novos desafios devido ao isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus (Covid-19) em 2020. Assim, os participantes da trilha são incentivados também a apresentar como as abordagens participativas foram adaptadas para superar esses desafios.

Tópicos de Interesse:

Os tópicos de interesses compreendem, mas não estão restritos a:

  • Estudos de caso empíricos sobre o envolvimento direto de pessoas nas atividades de design de sistema;
  • Novos métodos, metodologias, diretrizes e práticas para design participativo;
  • Modelos descritivos para o design participativo;
  • Estudos comparativos sobre as contribuições de design participativo para outros métodos qualitativos;
  • Modelos quantitativos aplicados ao design participativo;
  • Lições aprendidas e reflexões sobre o potencial das atividades de design participativo para apoiar transformações socioambientais;
  • Design participativo no desenvolvimento de sistemas de informação para o desenvolvimento sustentável;
  • Design participativo e as diferenças socioeconômicas;
  • Design participativo e impactos ambientais.

Instruções de submissão:

Esta trilha temática aceitará artigos que estejam claramente relacionados a pesquisas na área de Sistemas de Informação, que envolvem Pessoas, Procedimentos/Organizações e Tecnologias. O artigo deverá apontar claramente o domínio de aplicação e/ou problema socio-urbano abordado pelo trabalho. É importante que os autores de artigos observem as seguintes recomendações:

  • Uma checklist de enquadramento descritiva do trabalho de no máximo 2 páginas, seguindo o Modelo para Checklist de Enquadramento, deverá ser submetida. Esse documento será utilizado pelos organizadores da trilha na primeira etapa de avaliação e determinará se o artigo está alinhado ao objetivo da trilha temática.
  • O artigo completo (resultado de pesquisa concluído nas temáticas abordadas nessa trilha) deverá conter entre 7 e 8 páginas (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). O artigo curto (resultados de pesquisa em andamento e/ou ideias emergentes) deverá conter entre 4 e 5 páginas. Ambos deverão seguir o modelo para publicação de artigos da SBC.
  • Os artigos podem ser escritos em português ou inglês.
  • A revisão dos artigos será duplamente cega (double-blind) e, portanto, os artigos não deverão conter nenhuma informação que permita a identificação dos autores. Artigos que contenham algum tipo de identificação serão rejeitados.
  • Não serão aceitos trabalhos que sejam revisão da literatura.
  • As submissões devem ser feitas na plataforma JEMS da SBC (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3768) no formato PDF.

Publicação dos trabalhos:

Os artigos aceitos serão publicados nos Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, que serão disponibilizados online na SBC OpenLib, o portal de conteúdo da Sociedade Brasileira de Computação. Os artigos aceitos serão publicados nos anais estendidos do evento, condicionados à inscrição, de, pelo menos, um dos autores no evento, pagamento da taxa de publicação e apresentação durante o evento.

Datas Importantes:

Submissão da checklist de enquadramento: 22/03/2021
Submissão de trabalhos: 29/03/2021 05/04/2021
Notificação aos autores: 26/04/2021
Entrega da versão final: 10/05/2021
Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 10/05/2021
Realização do SBSI 2021: 07 a 10 de Junho 2021

Coordenadores da Trilha Emergente - Design Participativo para Problemas Socio-Urbanos:
Dra. Lívia Degrossi
Fundação Getulio Vargas (FGV)
liviadegrossi (at) gmail (dot) com

Dr. Flávio Horita
Universidade Federal do ABC (UFABC)
flavio (at) horita (at) ufabc (dot) edu (dot) br

Coordenador de Publicações do SBSI 2021:
Awdren Fontão
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Coordenadores Gerais do SBSI 2021:
Rafael D. Araújo
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
rafael (dot) araujo (at) ufu (dot) br

Fabiano A. Dorça
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
fabianodor (at) ufu (dot) br