III CoDeSII - Competição de Desenvolvimento de SI Inovadores
Chamada para participação no III CoDeSII - SBSI 2021
Apresentação
Você está cursando ensino médio/técnico ou graduação? Tem uma ideia inovadora sobre um aplicativo/sistemas de informação? Você poderá mostrar sua capacidade participando da Competição de Desenvolvimento de SI Inovadores (CoDeSII). A competição, que ocorre pelo terceiro ano consecutivo em conjunto com o Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), tem como tema Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades.
Forme sua equipe e participe do desafio. Nosso objetivo é criar um espaço no SBSI 2021 para estudantes do ensino médio/técnico e de graduação, com a participação de profissionais, apresentarem soluções inovadoras para problemas práticos, trocar experiências com a comunidade de SI, e inspirar ideias e oportunidades para novos trabalhos e/ou negócios.
Por que participar?
- É uma oportunidade para estudantes de participar de um evento nacional de alto impacto na comunidade de sistemas de informação;
- Espaço para discutir soluções criativas para problemas práticos das nossas cidades e dos organismos que nelas coexistem (universidades, empresas, cidadãos, ruas, hospitais, praças, entre outros)
- Receber feedback do seu trabalho por profissionais/acadêmicos da área;
- A ideia poderá de fato se tornar útil para a sociedade;
- Criar e estreitar laços - pode gerar bons frutos!
Composição das equipes
- Grupos de até 5 participantes;
- Os grupos podem ser orientados por um professor ou profissional com mais experiência;
- Cada equipe deve ter no mínimo 2 participantes e no máximo 1 orientador;
- Os participantes podem ser estudantes de ensino médio/técnico e/ou graduação.
Processo e Submissão
Etapa 1: Submissão da ideia
- Enviar um resumo com o limite de 2 (duas) páginas, contendo a descrição do sistema e sua contribuição tecnológica, incluindo impactos sociais, conforme diretrizes indicadas no template aqui
- Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3711), em formato PDF;
Etapa 2: Submissão do Canvas
- Enviar o projeto do da aplicação no formato CANVAS;
- Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3711), em formato PDF;
- Preparar um vídeo de até 5 minutos mostrando o potencial inovador do sistema.
Etapa 3: Apresentação no Evento
- Um dos autores deve obrigatoriamente se inscrever no SBSI 2021 e apresentar o trabalho aprovado em exposição coletiva e interativa. Os trabalhos da competição serão apresentados em formato de vídeo, com no máximo 10 minutos, em uma sessão técnica para discussão com os participantes;
- Um dos autores deve estar no ambiente (chat) para responder a questionamentos sobre o trabalho, cada seção de questionamento tem 30 minutos, com até 3 trabalhos;
- Durante o SBSI, um júri formado por representantes da indústria e da academia escolherá os 3 projetos vencedores dentre os finalistas;
- Os critérios para seleção dos projetos vencedores incluirão: qualidade do trabalho, contribuição do trabalho para o apoio à participação cidadã e originalidade.
- Premiação: Ainda em aberto